Estudo diz que usuários de smartphones não são tão fiéis às marcas fabricantes

Um novo estudo do Grupo GfK sugere que os proprietários de smartphones não são leais a um fabricante específico de celulares, mas os proprietários do iPhone da Apple possuem uma ligeira tendência a ser.

A pesquisa da GfK constatou que 56% dos proprietários de smartphone mantém suas opções em aberto quando se trata de qual tipo de telefone que pretende comprar no futuro. Ela também informa que 25% dos proprietários de smartphones pretende ficar com a marca que tem atualmente.

Os proprietários de iPhone da Apple responderam um pouco diferente, 59% dos entrevistados pretendia continuar comprando smartphones da Apple no futuro. A Microsoft recebeu a pontuação mais baixa de lealdade (21%) mas mesmo assim não está totalmente claro se a pesquisa se referia ao Windows Phone 7, uma vez que ele só foi lançado há um mês.

“Lealdade com um aparelho é muito mais complicada nestes dias em que as pessoas compram baseadas em experiências de nível “high-end”, Ryan Garner, analista chefe da pesquisa, disse à Reuters “Se o telefone não faz o que ele diz que vai fazer ou o que o proprietário espera que ele faça, a fabricante consequentemente  perderá a fidelidade.”

Mais de um terço (35%) de proprietários de celulares da Research In Motion (donos do BlackBerry), disseram que iriam continuar comprando telefones com esta plataforma, enquanto 28% dos proprietários de Android disseram a mesma coisa. Os proprietários de telefones Nokia não pareceram ser muito fiéis, apenas 24% dos entrevistaram disseram que iriam continuar com a marca em sua próxima compra.

Acredito que a não fidelidade a uma determinada marca fabricante pode ter um efeito bom para os usuários, uma vez que as empresas terão de se esforçar mais para atrair novos consumidores, e isso significa a criação de smartphones cada vez melhores e com mais atrativos. Por enquanto ainda existem poucas diferenças entre os produtos top de linha de cada marca, a maioria vai oferecer um processador forte, boa tela, Wi-Fi, GPS, e uma grande variedade de aplicações.

Também acredito que os aplicativos como o Nimbuzz possuem um grande papel nesta busca de diferenciação dos gadgets, pois eles ajudam a agregar valor ao aparelho, e muitas vezes isto faz toda a diferença.

E vocês? O que pensam a respeito deste tema? Deixe seu comentário logo abaixo ou comente no Twitter da Nimbuzz Brasil e em nossa página oficial no Facebook.

Via IntoMobile

Uma resposta para “Estudo diz que usuários de smartphones não são tão fiéis às marcas fabricantes”

  1. Tema muito bom. Atualmente tenho um Nokia n85 e sim pretendo trocar de aparelho e de marca. Estou pensando em um blackberry ou um da apple.

    Erneston November 30th, 2010


Deixe uma resposta