Voip: O que é? Como funciona?

TekimobileHoje muito se fala do famoso Voip, apesar de muitas pessoas o usarem através de programas famosos como o Skype ou mesmo através de seus celulares através do Nimbuzz, eles nem sabem que na verdade estão usando uma tecnologia que é considerada uma das grandes revoluções do século 21.

Voip é a abreviação de “voz sobre IP” que é quando passamos a conversar utilizando a internet ou qualquer outra rede de computadores baseado no Protocolo de Internet que vem do termo inglês Internet Protocol que dá origem a sigla IP. Diferente do telefone convencional, na ligação através da tecnologia Voip existe uma redução de custo pois passa a se usar uma única rede para carregar dados (internet) e voz. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP, que no geral são inferiores ao custo das ligações tradicionais. Nesse artigo vou dar uma explicação básica e menos técnica possível sobre seu funcionamento.

voip

Como funciona

Por utilizar a rede de computadores para transmissão de dados é necessário primeiro converter a voz em sinais digitais, sendo assim o primeiro passo é o software utilizado digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP, após isso, quando o sinal chega no destino é novamente convertido em voz para o utilizador final. Exemplo:

O utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de “telefone fora do gancho”. A parte de aplicação emite um sinal de discagem. O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada. (Wikipedia)

Contras:

Porém alguns fatores ainda atrapalham a aceitação do Voip por muitos usuário.

Energia: Já repararam que quando acaba a energia os telefones convencionais continuam funcionando? (menos os sem fio :D ) por quê? Simples, as centrais telefônicas fornecem energia pois possuem geradores. Diferente disso o Voip não é capaz de fazer o mesmo, pois ao acabar a energia seu roteador será impossível você se conectar com a internet e consequentemente fazer uma ligação Voip.

Qualidade da ligação: Uma boa ligação Voip depende primariamente de uma boa conexão de internet, embora a internet de banda larga esteja se popularizando no Brasil, as taxas de transmissões ainda são baixas, sendo assim nem todos poderão usufruir de uma boa qualidade de ligação e isso piora em redes bastante congestionadas ou onde existe grande distância entre os pontos de conexão. Uma ligação Voip depende da banda larga e do mesmo modo compartilha com os diversos problemas que o serviço também “oferece”.

Chamadas de emergência: Como não há como especificar uma localização exata pelo protocolo de internet não é possível realizar chamadas de emergência.

Depedência de Computadores: Outro problema relacionado ao VoIP é ter o sistema telefônico dependente de computadores de várias especificações e potências. Uma chamada pode ser afetada por sobrecarga do sistema. Vamos supor que você esteja conversando usando seu softphone (programas utilizados no sistema VoIP, que simulam aparelhos de telefones reais) e decide abrir um programa que sobrecarregue seu processador. A perda de qualidade vai aparecer imediatamente. Na pior das hipóteses, o sistema pode cair no meio de uma ligação importante. No VoIP, todas as ligações ficam sujeitas às limitações dos problemas normais dos computadores.

Existem mais de 10 operadoras de VoIP que podem ser usadas no Brasil (Vono, Skype, Vox2go, MundiBrasil, Nikotel, Via Voice, Clubefone, Primeira Escolha, UOL e Conexion). Algumas oferecem planos de minutos, mas a maioria trabalha com sistema de créditos: você paga adiantado um valor à operadora, que fica contabilizado como crédito. À medida que você faz ligações, os créditos são debitados são debitados da sua conta. Nos Estados Unidos, existem planos onde é possível fazer ligações VoIP à vontade, pagando apenas uma mensalidade fixa.

Vantagens

A tecnologia VoIP permite que várias ligações telefônicas ocupem o mesmo espaço ocupado por somente uma na telefonia tradicional. Usando a rede comutada de telefonia pública, aquela ligação de 10 minutos de que falávamos antes consumia 10 minutos de transmissão à taxa de 128 Kbp/s. Com VoIP, a mesma ligação poderia ter ocupado somente 3,5 minutos de tempo de transmissão a 64 Kbp/s, deixando outros 64 Kbp/s livres pelos 3,5 minutos, mais um adicional de 128 Kbp/s pelos 6,5 minutos restantes. Com base nesta simples estimativa, outras três ou quatro chamadas poderiam caber facilmente no espaço previamente usado por uma única ligação no sistema convencional. Esse exemplo nem mesmo considera a possibilidade de compressão de dados, que reduz ainda mais o tamanho de cada ligação.

voip2

Como usar?

Existem 3 maneiras de você utilizar o Voip:

  • Telefones IP – São aparelhos específicos embora parecem ser um telefone comum não são, eles se conectam-se diretamente em seu roteador e contêm todo o hardware e software integrado para fazer uma ligação IP.
  • Dispositivos ATA – ATA – Adaptador telefônico analógico – é  um adapatador que permite que você possa conectar um telefone comum ao seu computador ou diretamente na sua conexão de internet para usar com VoIP, ele é um conversor analógico-digital, ou seja, transforma o sinal analógico de telefone em dados digitais para transmissão pela internet.
  • Computador para computador – É a maneira mais comum e usada atualamente. Existem várias empresas oferecendo software grátis ou de baixo custo para serem usados neste tipo de VoIP. Tudo que você precisa é o software, um microfone, alto-falantes, uma placa de som e uma conexão com a internet, preferencialmente uma conexão rápida a cabo ou com modem DSL. O maior exemplo é o Skype.

Em Celulares e Smartphones

Do mesmo modo que em casa, hoje é possível economizar muito usando o serviço Voip em Smartphones. Devido a popularização da conexão 3G, no Brasil muitos já tem acesso a internet aonde quer que estejam e isso pode abrir um leque de possibilidade e dentre elas utilizar o Voip no seu celular. Muitos smartphones tem esse suporte nativo e hardware específico para tratar VoIP, o padrão utilizado é o sip através de redes Wi-Fi. Na prática quase todas operadoras VoIP utilizam este padrão.

Os clientes VoIP para celulares smartphones dividem-se em duas categorias: Clientes de VoIP “reais”, que utilizam somente a rede de dados igual aos clientes para computador. A segunda é a dos “híbridos”, que são mais limitados pois cominam chamada de voz comum até uma central e uma ligação VoIP até o destinatário.

Obviamente os melhores serviços são os Reais pois o único custo será com o tráfego de dados. Ai que entra o Nimbuzz que é um cliente real e compatível com diversos aparelhos. O Nimbuzz permite que você faça ligações, converse por chat, envie messagens e compartilhe arquivos em tempo real e de graça. Você junta todas os seus amigos do Skype, MSN, Yahoo, ICQ, AIM, Google Talk e outros. Um único login e uma única lista de contatos, com todas as suas contas.

As ligações do Nimbuzz tem boa qualidade mesmo em conexões não tão rápidas assim e o custo do NimbuzzOut é bem atrativo e dá para economizar bastante em comparação com ligações tradiociona interubanas. Eu mesmo já testei o NimbuzzOut e obtive um bom custo x beneficio.

Agora você já sabe: Quer economizar nas ligações de telefone? use e abuse do Voip, basta escolher a tecnologia correta e começar a ver a economia, quer economizar ainda mais? utilize o Nimbuzz e no seu Smartphone e seja feliz :D

Esse post foi uma contribuição do André Luiz do site TekiMobile. Vocês também podem segui-lo no twitter @tekimobile ou entrar em contato pelo e-mail: andre@tekimobile.com

Até a próxima!

Uma resposta para “Voip: O que é? Como funciona?”

  1. e aí, usa – se em celular java? se sim, como usa?

    rafa August 30th, 2011


Deixe uma resposta