Smartphones batem recorde de vendas para a indústria mobile

smartphones_front

Novo relatório do Gartner aponta um dado inétido: o segmento que mais cresce na indústria mobile é a venda de smatphones. Em comparação com o segundo quadrimestre de 2008, esse ano a venda mundial de telefones com acesso a internet, teclado QUERTY e funções multimídia, alcançou a marca de 40 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 27%. Somado a isso a venda de aparelhos celulares comuns teve queda de 6,1%em relação ao ano anterior.

Acreditamos que essa é a tendência natural. Todos buscam a convergência de mídias, acesso a internet em qualquer lugar com a comodidade de um teclado QUERTY, uma boa câmera, aplicativos interessantes. Uma nova geração hiperconectada e multitarefa, pessoas que compartilham e vivem a vida digital. Como já apontamos essa será uma tendência ainda mais forte América Latina.

Apesar da notícia positiva, não foram todos os fabricantes de celulares que tiveram bons resultados com o aumento da venda de smartphones. “Aparelhos com touchscreen e teclados QUERTY foram os grandes substitutos de receita para boa parte dos fabricantes. De qualquer forma a queda no ASP (Preço médio de venda) que foi acelerada no início do ano, prejudicando particularmente fabricantes focados em aparelhos pouco funcionais, que já possuem margem de lucro reduzidas”, afirma Carolina Milanesi, diretora de pesquisa do Gartner.

A movimentação do mercado mostra que teremos até o final do ano um cenário com alta competitividade. Nokia, RIM e Apple irão apefeiçoar seus produtos e buscar mais mercado para garantir a permanencia como as três maiores com participação no mercado de smarthpones, respectivamente. Em especial a Nokia que não teve vendas expressivas do N97, já que desde o lançamento do aparelho em Junho, foram vendidos apenas 500,000 unidades. Se compararmos com a primeira semana do iPhone 3GS, na qual foi vendido um milhão de dispositivos, a diferença é brutal.

Motorola e Sony Ericsson, que já foram líderes e ficaram para trás, irão apostar seu futuro em seus lançamentos de aparelhos Android. Para o Gartner a venda total de 15,9 milhões de aparelhos da Motorola não pode ser considerada como um aumento a deixar investidores sorridentes, pois seu mercado está muito concentrado na América e a empresa perdeu espaço considerável na Europa Ocidental. A expectativa de um Motorola Smartphone com Android é grande.

“Nós esperamos o aumento da competição até o final de 2009. As operadoras irão competir com fabricantes a partir do momento que eles começarem a vender leitores de e-books e mini-notebooks, para aumentar a demanda por conexões que são essencias para o bom aproveitamento desses dispositivos. As operadores irão começar a subsidiar esses dispositivos, o que significa menor espaço para o subsídio de aparelhos, que pressionará os fabricantes a conseguir o melhor produto possível com o preço mais competitivo”, finaliza Milanesi.

3 de respostas para “Smartphones batem recorde de vendas para a indústria mobile”

  1. […] Nimbuzz Blog Brasil publicou uma matéria interessante que mostra que, de acordo com um relatório da Gartner, o […]

    Smartphones batem recorde de vendas « F#Levi August 25th, 2009
  2. […] Nimbuzz Blog Brasil publicou uma matéria interessante que mostra que, de acordo com um relatório da Gartner, o […]

    Smartphones batem recorde de vendas « Flavio Levi – Mobile, Gadgets, Tecnologia e muito mais! August 27th, 2009
  3. Hey, that post leaves me feeling fiolosh. Kudos to you!

    Chelsi May 15th, 2011


Deixe uma resposta